Sobre Nós

Sobre o Portal do Hidrogênio

Impulsionando a Agenda 2030 com Energia Sustentável

Em 2021, as Nações Unidas promoveram o Diálogo de Alto Nível sobre Energia com o objetivo de acelerar o progresso em direção às metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), que trata do acesso a energia limpa e acessível. O diálogo busca fomentar soluções inovadoras, investimentos e parcerias multilaterais como parte da Década de Ação para os ODS e da implementação do Acordo de Paris.

O Pacto Brasileiro de Energia do Hidrogênio

Em 24 de junho de 2021, o Governo Federal do Brasil se comprometeu voluntariamente com o Diálogo de Alto Nível sobre Energia das Nações Unidas, lançando o Pacto Brasileiro de Energia de Hidrogênio. 

Esse pacto visa impulsionar a indústria e o mercado de hidrogênio no Brasil, com foco que contempla ações em:  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Capacitação; e Desenvolvimento de uma plataforma para coleta, organização e disseminação de dados e informações. O Pacto Brasileiro de Energia do Hidrogênio será crucial para acelerar o desenvolvimento deste mercado no Brasil, e permitir uma ampla gama de oportunidades de negócios para o Brasil, nacional e globalmente.

Uma das ações previstas no Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio inclui desenvolver uma plataforma para coletar e organizar dados, disseminar informações e facilitar o monitoramento de todas as iniciativas, programas e desenvolvimento de mercado, bem como sua eficácia e resultados. Em particular, é a ambição relacionada com a ação: 3) redução da assimetria de informação relacionada com iniciativas, programas e desenvolvimentos de mercado de hidrogénio, que se subdivide na Ação 3.1: Recolher dados e informações/Desenvolver base de dados/Lançar plataforma pública “online“; Ação 3.2: Atualizar informação disponível na plataforma (2023-2030).

Antes do lançamento deste Pacto, a EPE e o MME têm colaborado com outros atores para coletar dados e informações para desenvolver bancos de dados e estudos sobre hidrogênio. A assimetria de informação relativa a iniciativas, programas e desenvolvimento de mercado do hidrogênio foi mitigada pela consolidação dessas informações em estudos, notas técnicas, planos e relatórios de programas, entre outros. Como parte do processo, foi implementado um painel de dados de hidrogênio no “site” da EPE, que inclui um mapeamento de projetos no Brasil e disponível na seção “Mapa de Recursos” deste portal de hidrogênio.

No âmbito da continuidade de ações para o cumprimento do compromisso firmado pelo Brasil durante o Diálogo de Alto Nível sobre Energia das Nações Unidas, o projeto de  implementação deste portal foi realizado em duas grandes etapas. A primeira, envolvendo o desenvolvimento de um protótipo navegável e a segunda, referente à implementação final do portal. Ambas as fases foram desenvolvidas no âmbito dos contratos de consultoria BR-T15219-P002 e BR-T1529-P004- Implementação da Plataforma Brasileira de Hidrogênio, através do apoio técnico-financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos da Cooperação Técnica BR-T1529.

O portal de hidrogênio visa se constituir um portal de informações sobre hidrogênio e uma ferramenta que reúna e facilite a tomada de decisões de investimentos, treinamentos e negócios na indústria de hidrogênio e sua cadeia de valor no Brasil.

Financiamento:

Conteúdos de interesse