Desde setembro de 2024, o Brasil integra o Programa de Colaboração Tecnológica em Hidrogênio da Agência Internacional de Energia – AIE. Este programa é uma iniciativa global coordenada pela AIE que visa incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e projetos de demonstração na área de hidrogênio em toda sua cadeia de valor. Com essa finalidade, este programa reúne instituições e especialistas independentes de diversos países, com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria global de hidrogênio. Pelo Brasil, O Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética são os representantes oficialmente designados pelo país no Comitê Executivo deste programa.
Dentre as atividades colaborativas realizadas neste programa, as denominadas “tarefas” destacam-se como as principais, reunindo especialistas internacionais para abordar desafios técnicos, analíticos ou políticos específicos relacionados às tecnologias do hidrogênio. Cada tarefa é estruturada com objetivos, cronogramas e entregas claros, servindo como plataformas para promover a inovação, compartilhar conhecimento e apoiar a transição energética global. O ingresso em cada tarefa é realizado mediante candidatura encaminhada pelos representantes oficiais de cada país membro participante do programa e a avaliação final realizada pelo coordenador geral de cada tarefa. Para maiores informações sobre a participação nestas tarefas, entre em contato com: h2portal@epe.gov.br.
Veja também: .Notícias EPE adere ao Programa de Colaboração Tecnológica em Hidrogênio da Agência Internacional de Energia
Relatórios anuais: Annual Reports – IEA Hydrogen TCP