Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de hidrogênio no Brasil, estão sendo implementadas diretrizes que visam aprimorar o ambiente regulatório e legal do país. Essa iniciativa ocorre no âmbito da Câmara Técnica “Arcabouço Legal e Regulatório-Normativo” do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), e tem como foco remover barreiras que dificultam a atração de investimentos ao setor, considerando o alinhamento dos normativos nacionais com os internacionais, as interrelações entre setores, e normas relacionadas à segurança e a novos usos e tecnologias.
Com esse propósito, os trabalhos desta Câmara Temática foram organizados no Plano Trienal de Trabalho 2023-2025 do PNH2 em cinco componentes, detalhados a seguir.
Nesta Câmara Temática, foram definidas as seguintes componentes:
Diversas ações previstas no Plano Trienal associadas a esta Câmara Temática já estão em andamento, conforme descrito abaixo.
O mapa de recursos de hidrogênio, desenvolvido pela EPE disponibiliza informações sobre o hidrogênio no Brasil, de maneira rápida e objetiva. Essa aplicação possibilita visualizar geograficamente o potencial de produção de hidrogênio pelas possíveis rotas tecnológicas, bem como a localizar os projetos e a infraestrutura existente para a seu armazenamento e/ou escoamento no Brasil.
O mapeamento de instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação em hidrogênio no Brasil permite encontrar a lista de instituições atuando no tema, principais projetos de pesquisa e cursos.